Desde o começo deste mês a Receita Federal começou a receber as declarações do Imposto de Renda 2018, ano base 2017, possuindo como prazo final para entrega o dia 30 de abril.ir2018

No site da Receita está disponível o programa gerador para ser baixado e o contribuinte pode, ainda, optar pela prestação de contas por meios de aplicativos em tablets e smartphones.

A prestação de contas é obrigatória para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em 2017; o valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.

Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda, faz uma alerta com relação aos cuidados com a documentação, recomendando que os contribuintes primeiramente reúnam os documentos necessários para somente depois fazer o preenchimento.

É muito importante, também, não deixar para cima da hora, porque, como adverte Adir, “as dúvidas aparecem quando a gente vai começar a fazer. Só aí o contribuinte percebe os documentos que estão faltando”.

Quem deixa de entregar as declarações ou o faz fora do prazo fica sujeito ao pagamento de multa de, no mínimo, R$ 165,74 e de no máximo o correspondente a 20% do imposto devido, portanto, é muito importante ter muito cuidado sobre quem mais deve declarar, quais as repercussões de optar pela declaração simplificada e de como declarar, de modo que, se necessário, é sempre bom consultar um profissional da área para tirar suas dúvidas.

Para mais informações, entre em contato conosco. Teremos prazer em tirar dúvidas e auxiliá-lo na sua prestação de contas, de modo a evitar aquela indesejada multa.

Copyright 2015. Todos os direitos reservados para Yhury Sipauba - Advogados Associados.
Av. Colares Moreira, 03, Ed. Business Center Renascença, Sala 711,
Bairro: Renascença, Cidade: São Luís-MA
Telefone.: +55 (98) 3199-8314